Alongamento

Alongamento

No alongamento as fibras muscu¬lares precisam de força externa, seu principal objetivo é proporcionar maior flexibilidade ao músculo aumentando seu comprimento ou sua amplitude de movimento (ADM). É muito utilizado nos programas de reabilitação e prevenção de lesões.

Benefícios dos alongamentos

Aumento da flexibilidade, diminuição de dores e desconfortos musculares, melhora da mobilidade muscular e articular, redução de encurtamentos do sistema muscular, diminuição dos riscos de lesões músculo-articulares, aumento do relaxamento muscular e melhora da circulação sanguínea, melhora da coordenação motora, melhora do alinhamento postural.

Indicações

Quando a ADM está limitada como resultado de contraturas, adesões ou tecido cicatricial, levando ao encurtamento de músculos, tecido conectivo e pele, quando existe fraqueza muscular e retração nos tecidos opostos, quando as limitações da movimentação da articulação causam deformidades esqueléticas evitáveis que podem influenciar na simetria corporal e postura.

Contra-indicações

Dor aguda, bloqueio ósseo com limitações da mobilidade articular, integridade vascular ou óssea comprometida, infecção nas estruturas envolvidas, fratura recente, falta de integridade articular, presença de hematomas e traumatismos teciduais.

Fisioterapeuta Evandro Luiz.