Cinesioterapia

Descrição

Cinesiologia significa “estudo do movimento”. Monitora os músculos (biofeedback) para observar causas de ‘desequilíbrios’ no corpo. O sistema nervoso humano existe de modo a se autorregular enquanto o cérebro se adapta às mudanças musculares, os músculos enviam sinais para alertar o cérebro das mudanças que ocorreram.

A Cinesiologia

Conceito: é a terapia realizada através de movimentos visando acelerar ou recuperar alterações funcionais responsáveis pela modificação da capacidade física. Cinesioterapia é a prática da Cinesiologia e pode ser definida como arte de curar principalmente se baseada nas técnicas de movimento. Licht (1965) definiu exercício terapêutico como “movimento do corpo ou das partes corporais para alívio de sintomas ou melhorar a função”. Auguste Georgii (1847), definiu cinesioterapia:“O tratamento das doenças através do movimento”.

Objetivos da Cinesioterapia: promover atividade, corrigir a ineficiência dos músculos, encorajar o paciente nas suas AVD`s (atividade da vida diária) e AVP`s (atividade da vida profissional).

Movimento ativo: voluntário, reflexo involuntário, livre, livre resistido, assistido, assistido resistido. Movimento passivo: ADM (amplitude de movimento), alongamento, mobilização, manipulação.

Histórico da Cinesiologia

Pai da Cinesiologia: Aristóteles (384 – 322 A.C. ) foi o primeiro a analisar o complexo processo da marcha. Revelou notável conhecimento sobre as leis do movimento e da alavanca.
Arquimedes (287 – 212 A.C. ) “Lei do Empuxo”.

Galeno (131 – 201 DC) cidadão romano que cuidava dos gladiadores do monarca de Pérgamo. Ele percebeu as diferenças entre nervos motores e sensitivos, músculos agonistas e antagonistas, descreveu o tônus.
Ortopedia – Nicolas Andry ( 1658 – 1742 ).

Isaac Newton (1642 – 1727) ele formulou 3 leis:
(1º) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele. É também conhecido como princípio da inércia.

(2º) A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida. É também conhecido como princípio da dinâmica.

(3º) A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas. É também conhecido como princípio da ação e reação (a toda ação existe uma reação).

Inúmeros distúrbios podem se esconder por trás de ‘desequilíbrios físicos’: Stress, distúrbios musculares, desequilíbrios nervosos, deficiências nutricionais, problemas emocionais, dificuldades no comportamento.

Na pratica clinica da Cinesioterapia não podemos descartar os seguintes seguimentos terapêuticos integrados ao movimento:
Fortalecimento
Alongamento
Mobilização articular e Tração
Manipulação articular (recurso muito utilizado na Quiropraxia e Osteopatia).

Este website explica de forma sucinta em “categorias” a funcionalidade, efeitos e benefícios destes recursos terapêuticos, que são recursos integrados a terapia do movimento (cinesioterapia).

Fisioterapeuta Evandro Luiz.