Kinésio Tape

Descrição

Essa técnica consiste na colagem de fitas adesivas, sem medicamentos, sobre lugares específicos do corpo. Spiral taping ou técnica do esparadrado, como também é conhecida, descoberta no Japão há aproximadamente 20 anos pelo técnico em ortopedia e acupunturista Nobutaka Tanaka.
Para alguns pesquisadores a origem da técnica é Samurai. Sua eficiência é comprovada não apenas em quadros álgicos, mas também em várias outras situações. Tenho usado o esparadrapo comum composto de tecido 100% algodão com resina acrílica impermeabilizante.

O Kinésio Tape

Também uso com frequência a bandagem elástica normalmente conhecida como Kinesio taping, possui capacidade adesiva e é feita de fio elástico e fibras de algodão, facilitando envolver tecidos e articulações com precisão. De acordo com Kenzo Kase (Japão 1973) seu criador, a Kinesio taping proporciona: estímulo cutâneo que reduz a dor e edemas facilitando movimento, correção da função muscular, correção e reposicionamento articular.

Conclusão

Acredito que os efeitos positivos se dão como resultados neurofisiológicos do contato. E neste caso no local de colagem da fita, são provocados estímulos com diversas ações incluindo a liberação de substâncias que, além de relaxar os tecidos e músculos, produzirão efeito analgésico e anti-inflamatório (a toda ação há sempre uma reação: lei de Newton). Utilizo esta técnica associado há outros recursos.

Fisioterapeuta Evandro Luiz.