Shiatsu

Descrição

Shiatsu é uma terapia que utiliza pressão com os dedos. Em alguns pontos o fluxo da energia pode se alterar e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia. Este se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. No Shiatsu os meridianos e seus pontos (os mesmos da acupuntura) são pressionados para normalizar o fluxo de energia.

A MTC – Medicina tradicional chinesa trata distúrbios energéticos nos órgãos e vísceras (ou zangfu) que se distribuem através do corpo por meio de seus canais de energia chamados ‘ meridianos’. Há dezenas de meridianos catalogados com um sistema principal de doze meridianos, além do auxiliar com mais dois. O interessante é que cada meridiano encontra-se relacionado a características orgânicas, psicológicas e emocionais.

Doze meridianos principais

Coração e intestino delgado; fígado e vesícula biliar; rins e bexiga; Pulmões e intestino grosso; baço-pâncreas e estômago; pericárdio ou circulação-sexo (mestre do coração), triplo-Aquecedor.

Sistema auxiliar

Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo.
Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.

Os objetivos de tratamento ocorre nos moldes de avaliação da Acupuntura onde se utiliza a teoria dos cinco elementos como meios de se entender não apenas os sintomas de certo distúrbio mas o que podem estar contribuindo para o seu progresso, sejam relacionados a características orgânicas, psicológicas e emocionais, conforme acompanham os seus respectivos zangfu.

Conclusão

O Shiatsu é uma excelente terapia para momentos especiais na adaptação do corpo humano, como a adolescência, a gestação ou mesmo a menopausa. Tem também outras aplicações, principalmente na manutenção da saúde individual e coletiva, trata distúrbios físicos (como exemplo: problemas de rim, evacuação, queimação de estômago, dores de coluna); até problemas psicossomáticos (hipertensão nervosa, doenças de fundo emocional ou psicológico, insônia, depressão etc); emocionais (como baixa auto-estima, apatia, transtornos de apetite).

Fisioterapeuta Evandro Luiz.